Atendimento: Seg-Sex 7:45-12:00 | 13:15-18:00 Agendamento:  (47) 3345 9954 /  (47) 99180 9954

As alterações hormonais nas fases da vida da mulher

O que são hormônios? De modo geral, hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas que compõem o sistema endócrino. A partir daí, eles são lançados na corrente sanguínea, de onde podem chegar a todas as células do corpo, produzindo efeitos específicos, de indução ou inibição, em cada órgão.

Os hormônios têm um papel fundamental para manter o bom funcionamento do organismo, agindo no controle dos níveis de sal e açúcar no sangue, nas mudanças fisiológicas de uma criança até a fase adulta, na regulação da capacidade reprodutiva, na regeneração celular, entre outras funções importantes para sua saúde e bem-estar. No caso das mulheres, os principais hormônios femininos são o estrogênio e a progesterona. Os dois são produzidos nos ovários e passam por variações ao longo do tempo, desde a puberdade até a chegada da menopausa.

Puberdade

A puberdade feminina marca o início da adolescência das meninas, quando acontece a menarca (primeira menstruação). Você já reparou em como ocorrem mudanças nesse período? A explicação está no aumento da produção de hormônios femininos.

  • Hormônios: tudo começa no hipotálamo, que libera um hormônio chamado gonadotrofina (GnRH). A partir dele, outros dois hormônios são produzidos, o luteinizante (LH) e o folículo estimulante (FSH). São eles que estimulam os ovários a produzir estrogênio e progesterona.
  • Sintomas: mudanças físicas no corpo da adolescente, como o desenvolvimento das mamas e o aparecimento de pelos na região pubiana, nas pernas e nas axilas. A pele pode ficar mais oleosa. Cravos e espinhas costumam aparecer com mais frequência. Até a transpiração muda devido ao aumento de atividade das glândulas sudoríparas.

Idade fértil

Ao passar pela primeira menstruação, a mulher entra em seu período fértil. O ciclo menstrual se repete, em média, a cada 28 dias. Quando não ocorre a fecundação, a produção dos hormônios femininos diminui e a menstruação acontece.

  • Hormônios: aqui o estrogênio e a progesterona atuam no desenvolvimento do endométrio, dentro do útero, para preparar o corpo da mulher para uma possível fertilização.
  • Sintomas: uma das principais mudanças físicas e psicológicas para as mulheres em idade fértil vem da TPM, a tensão pré-menstrual, caracterizada por enjoos, sensibilidade maior ou irritabilidade constante, cansaço, dor e inchaço abdominal. A intensidade varia de mulher para mulher e acontece de 5 a 10 dias antes da menstruação.

Gravidez

Se um óvulo é fecundado durante o período fértil, a mulher engravida. A gestação é um dos momentos mais especiais e também uma das fases do ciclo reprodutivo com mais mudanças, tanto hormonais como psicológicas e metabólicas.

  • Hormônios: o beta HCG é produzido pelas células placentárias do embrião cerca de 6 dias após a fecundação e age na manutenção da gravidez. Além dele, a progesterona e o estrogênio continuam ativos. E um quarto hormônio entra em ação, a prolactina, produzida pela hipófise.
  • Sintomas: enjoos e excesso de sono são causados pela progesterona. Queda de pressão, ondas de calor e surtos de rinite podem ser provocados pela atuação do estrogênio. A prolactina, por sua vez, está associada à produção do leite materno e também à redução da libido feminina. As alterações hormonais ainda podem provocar oscilações do humor, dores nas costas e irritabilidade, além do risco de diabetes na gestação.

Climatério

Quando a produção de estrogênio e progesterona começa a diminuir, os ciclos menstruais se tornam irregulares e o corpo passa por uma transição antes de chegar à menopausa. É o climatério. Este período costuma acontecer entre os 40 e 50 anos.

  • Hormônios: o estrogênio e a progesterona ainda são produzidos, mas em quantidades muito menores.
  • Sintomas: é nessa fase que começam as ondas de calor repentinas, oscilações no humor, sensação de inchaço no corpo e nas mamas, dores de cabeça, insônia, além de flutuações no ciclo menstrual. Os sintomas costumam aparecer até 15 dias antes da menstruação e são similares aos da TPM, só que mais acentuados e por mais tempo.

Menopausa

A última menstruação marca o início da menopausa, que começa a valer 12 meses depois do último ciclo, encerrando as atividades reprodutivas no corpo da mulher. É um processo natural, mais comum por volta dos 50 anos.

  • Hormônios: com níveis muito baixos de produção de estrogênio e progesterona, algumas mulheres optam pela reposição hormonal.
  • Sintomas: muito parecidos com os que acontecem na fase do climatério, os sintomas vão desde ondas de calor intenso (fogachos), altos e baixos de alegria e tristeza, até insônia e alterações de peso e memória.

As alterações hormonais femininas são comuns dentro do ciclo reprodutivo da mulher. No entanto, como os níveis de produção tendem a diminuir com o passar dos anos, é sempre recomendado estar atenta aos sintomas causados por essa redução e procurar acompanhamento médico ginecológico regularmente. Na LGA Saúde, a mulher recebe atendimento integral em todas as fases da sua vida. Afinal, cuidar da saúde e do bem-estar é essencial para uma vida mais equilibrada e saudável.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda – Sexta 07:45 – 12:00
13:30 – 19:00

CONTATO

  • (47) 3345 9954

  • (47) 99180 9954

  • contato@lgasaude.com.br

LOCAL

  • Segunda avenida, entre as ruas 236 e 234, sala 02
    Meia Praia – Itapema
2021-02-05T14:19:03+00:00

AGENDAMENTO VIA
WHATSAPP