Atendimento: Seg-Sex 7:45-12:00 | 13:15-18:00 Agendamento:  (47) 3345 9954 /  (47) 99180 9954

Como bate o coração do bebê durante a gestação

A maternidade pode despertar um turbilhão de sentimentos na vida de um casal e levar a momentos cheios de emoção. O primeiro começa já na descoberta da gestação e enquanto você espera até saber se vai ter uma menina ou um menino. Tum-tum, tum-tum, tum-tum. Chega a hora de ouvir as primeiras batidas do coração do seu bebê, batendo junto ao seu, só que bem mais acelerado.

Esse som da vida que começa a ser gerada dentro de você, ganha forma e começa a ecoar por volta da quinta semana de gestação. Geralmente, a primeira ultrassonografia costuma ser realizada na sexta semana e então o coração do bebê já pode ser ouvido.

A frequência cardíaca fetal

A frequência dos batimentos do coração do feto varia de acordo com cada fase da gravidez e com o desenvolvimento do embrião. A frequência de um adulto, por exemplo, varia de 60 a 80 batimentos por minuto (BPM). Já a frequência cardíaca fetal (FCF) atinge, em média, a marca de 100 BPM já na quinta ou sexta semana. A partir daí, a frequência de batimentos do bebê tende a aumentar cerca de 3 BPM por dia no próximo mês.

A evolução dos batimentos atinge cerca de 170 batidas por minuto no segundo mês e até o início da nona semana, a média é de 175 BPM. Esse aumento progressivo dos batimentos acontece para que o oxigênio chegue a todos os tecidos em desenvolvimento e mantenha o organismo do bebê em pleno funcionamento.

Por volta da décima, ao invés de batidas mais rápidas, o coração do bebê começa a desacelerar, atingindo uma média de 150 BPM a 140 BPM. Esse ritmo se mantém até as dez últimas semanas, inclusive durante as contrações do trabalho de parto.

De acordo com a Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), de maneira geral do início ao fim da gestação, a frequência cardíaca normal do feto segue uma variação de 110 BPM a 160 BPM. Se identificadas variações muito além dessa média deve-se contar com o acompanhamento e orientação do seu obstetra, levando em conta a idade da mãe (gestação precoce ou tardia) e sua rotina de atividades. Estar em repouso, movimentar-se ou praticar atividades físicas pode causar uma variação normal um pouco acima ou um pouco abaixo da frequência normal.

Idade Gestacional Frequência Cardíaca Normal
5 semanas de 80 BPM a 103 BPM
6 semanas de 103 BPM a 126 BPM
7 semanas de 126 BPM a 149 BPM
8 semanas de 149 BPM a 172 BPM
9 semanas de 155 BPM a 195 BPM  (média 175 BPM)
12 semanas de 120 BPM a 180 BPM (média 150 BPM)
Mais de 12 semanas         de 110 BPM a 160 BPM (média 140 BPM)

Fonte: What is the “normal” fetal heart rate?

A relação do coração com o sexo do bebê

Há uma crença popular que diz que a frequência cardíaca é capaz de determinar o sexo do bebê. Se o batimento for maior que 140 BPM seria uma menina, mas se for abaixo de 140 BPM seria um menino. No entanto, estudos já comprovaram que a relação não passa de um mito.

O sexo do bebê é determinado no momento da concepção em que o espermatozóide encontra o óvulo, antes mesmo da mulher imaginar que está grávida, mas a revelação só acontece mais tarde, por meio de exame ultrassonografia, a partir da 16ª semana.

Um exame para o coração do bebê

Durante toda a gestação, desde a fase inicial até o momento do nascimento, é indispensável contar com acompanhamento pré-natal e realizar exames regulares — conheça os 8 exames que toda gestante deve fazer — para avaliar a saúde do bebê e da mãe.

Um exame muito importante e específico para saber como está o coração do seu bebê é a ecocardiografia fetal. Geralmente realizado a partir da 28ª semana de gestação, por meio de ultrassonografia ele avalia com detalhamento o coraçãozinho do seu bebê observando sua forma, funcionamento e identificando alguma má formação que possa gerar um problema na infância ou logo após o nascimento. Assim, é possível evitar cardiopatias fetais, além de tratar quaisquer doenças ainda no útero da mãe e ajudar a planejar melhor o parto.

Pré-natal seguro e completo

Um bom pré-natal é uma das maiores provas de amor que uma mãe pode dar ao seu futuro filho ou filha, visando seu bem-estar e um desenvolvimento saudável com todos os recursos disponíveis. Aqui na LGA Saúde oferecemos assistência médica completa durante todo o pré-natal, para que o coração do seu bebê bata cheio de saúde e para que você tenha uma gestação ainda mais tranquila.

Quer receber mais informações sobre a saúde gestacional? Assine abaixo a nossa newsletter e receba nossos conteúdos por e-mail.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda – Sexta 07:45 – 12:00
13:30 – 19:00

CONTATO

  • (47) 3345 9954

  • (47) 99180 9954

  • contato@lgasaude.com.br

LOCAL

  • Segunda avenida, entre as ruas 236 e 234, sala 02
    Meia Praia – Itapema
2021-02-05T14:17:49+00:00

AGENDAMENTO VIA
WHATSAPP