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Comer por dois? O ganho de peso saudável na gestação

Ganhar peso na gestação é inevitável, já que o seu corpo está passando por várias mudanças para acomodar o bebê que cresce dentro de você. No entanto, é possível controlar este aumento de forma saudável através da adoção de alguns hábitos. Uma boa alimentação faz bem para a futura mamãe. E se faz bem para a mãe, faz bem para o bebê.

Quando a mãe não se alimenta de forma correta, ela pode desenvolver anemia ou diabetes, ou ainda, ganhar mais peso do que o recomendado para uma gestação saudável. E depois pode ficar difícil recuperar o peso anterior à gestação. O bebê, por sua vez, pode ficar abaixo do peso ideal ou desenvolver algum problema neurológico.

Como ter uma alimentação saudável na gravidez

Existe um velho ditado que diz que a mãe deve “comer por dois”, mas na prática não é bem assim. É verdade que a fome aumenta durante a gestação e, com ela, vêm os desejos. Nessas horas, manter o controle é essencial. A recomendação é seguir uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, sem exagerar nas quantidades.

No primeiro trimestre, o controle de peso na gestação é mais fácil. É neste momento que os enjoos costumam acontecer com maior frequência, deixando as gestantes com menos apetite. A atenção com a alimentação começa no segundo trimestre, quando a quantidade de calorias ingeridas deve ser maior.

A recomendação é consumir uma média de 200 a 300 calorias a mais por dia, o que equivale a um aumento aproximado de 0,3 quilo por semana. A ingestão deve ser em pequenas porções ao longo do dia, evitando um jejum maior do que 4 horas.

O que consumir durante a gestação

Uma alimentação saudável e balanceada é rica em nutrientes. Inclusive, alguns alimentos podem até contribuir para elevar a imunidade da gestante e fortalecer o desenvolvimento do bebê, como por exemplo:

  • Ácido fólico: contribui com a formação do sistema nervoso do bebê. Onde encontrar: verduras de cor verde-escura (couve, espinafre, brócolis, agrião, entre outros), alimentos integrais, leguminosas e frutas cítricas.
  • Cálcio: ajuda no desenvolvimento dos ossos. Onde encontrar: leite, queijos e demais derivados.
  • Ferro: atua na formação das células sanguíneas do bebê e no transporte do oxigênio para os pulmões, além de evitar a anemia materna. Onde encontrar: leguminosas e carnes.
  • Fibras: auxilia na digestão e no bom funcionamento do intestino da gestante. Onde encontrar: frutas, cereais, grãos, farinhas integrais, vegetais e leguminosas.
  • Proteínas: têm papel importante no desenvolvimento de tecidos, como a placenta. Onde encontrar: ervilha, feijão, lentilha, grão-de-bico, cogumelos e carnes magras.

Alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, kiwi, acerola, entre outros), iogurte natural e castanhas complementam uma boa dieta gestacional, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico e mantendo as doenças bem longe.

Quais alimentos evitar na gravidez

Frituras e doces podem ser consumidos, desde que em quantidades menores e sem exageros. Os temperos também merecem atenção, evitando o uso de sal em excesso e dando preferência a ervas e condimentos naturais. Quanto mais saudável o prato, melhor. Por isso, nada de comidas congeladas, industrializadas ou em compota.

Bebidas alcoólicas são proibidas durante todas as semanas de gestação, assim como o consumo exagerado de chocolate, café ou chá (mate ou preto).

Ganho de peso ideal na gestação

O ganho de peso ideal deve ficar entre 7 e 18 quilos no total, considerando toda gestação. Este valor varia de acordo com o índice de massa corporal (IMC) de cada gestante, além de outros fatores, como idade, biotipo, hábitos de atividade física e alimentares e até mesmo a genética.

Com essas informações em mãos, o médico vai indicar o peso ideal que a gestante poderá ganhar ao longo dos nove meses da gravidez, que pode variar entre os valores da seguinte tabela:

Estado nutricional inicial (IMC) Ganho de peso total no 1º trimestre (kg) Ganho de peso semanal nos 2º e 3º trimestres (kg) Ganho de peso total na gestação (kg)
Baixo peso (BP) 2,3 0,5 12,5 – 18,0
Adequado (A) 1,6 0,4 11,5 – 16,0
Sobrepeso (S) 0,9 0,3 7,0 – 11,5
Obesidade (O) 0,3 7,0

Fonte: Vigilância alimentar e nutricional – Ministério da Saúde – Governo Federal.

O ganho de peso saudável na gestação é essencial para o bem-estar da futura mamãe e para a saúde do bebê.

Um pré-natal seguro

Por tudo isso, é importante fazer todos os exames pré-natal com acompanhamento regular do seu obstetra, além da adoção de hábitos alimentares saudáveis e prática de exercícios. Com a LGA Saúde, a gestante tem toda a assistência de profissionais altamente qualificados para ajudar no ganho de peso saudável na gestação e aproveitar esse momento tão especial de forma tranquila, segura e com muita saúde.

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